A marinha sul-coreana disparou nesta sexta contra um barco não identificado perto da fronteira com a Coreia do Norte no Mar Amarelo, depois que um de seus navios foi afundado. A informação é da agência de notícias Yonhap.
O governo sul-coreano convocou uma reunião de segurança urgente depois do naufrágio de seu barco, com 104 tripulantes, a pouca distância da ilha de Baengnyeong, controlada por Seul. O canal de televisão MBC indicou que a metade da tripulação foi resgatada. Teria ocorrdo uma explosão na popa da embarcação, mas que ignorava a causa.
"Por ora, não está certo que a Coreia do Norte esteja relacionada" com o incidente, afirmou um porta-voz do presidente, Lee Myung-Bak. "Descobrir a verdade é importante, mas salvar nossos marinheiros é mais importante", disse.
Uma fonte do governo, citada pela agência de notícias Yonhap, afirmou que funcionários investigavam as possíveis causas do naufrágio. Entre elas estavam um suposto ataque da Coreia do Norte com um torpedo lançado por um barco, uma mina norte-coreana ou a explosão de munições que estavam na própria embarcação.
A emissora YTN, citando um funcionário do escritório presidencial não identificado, afirmou que a embarcação estava bem ao sul da fronteira, onde seria improvável a presença de navios norte-coreanos. Os militares da Coreia do Sul afirmaram que não havia movimentações militares fora do comum na Coreia do Norte e na zona de fronteira marítima onde houve confrontos navais com mortes em 1999 e 2002.
Coreia do Sul dispara contra embarcação após ter navio afundado
Incidente ocorreu perto da fronteira com a Coreia do Norte no Mar Amarelo