Coronavírus pode deixar milhões de africanos na "pobreza extrema", diz secretário da ONU

Coronavírus pode deixar milhões de africanos na "pobreza extrema", diz secretário da ONU

António Guterres pediu que países sejam solidários com o continente

AFP

ONU alerta para situação econômica de continente africano

publicidade

O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou que milhões de pessoas na África podem cair em extrema pobreza, devido à pandemia de coronavírus, e pediu "solidariedade" com o continente.

"A pandemia ameaça o progresso da África. Exacerbará as desigualdades de longa data e aumentará a fome, a desnutrição e a vulnerabilidade a doenças", afirma Guterres em um comunicado que acompanha um estudo com recomendações da ONU para o continente africano.

Guterres parabenizou os países africanos por responderem rapidamente à pandemia, já que "os casos relatados são mais baixos do que se temia". O número oficial de mortos chega a 2,5 mil em todo continente.

"Os países africanos também devem ter acesso rápido e equitativo a qualquer vacina e tratamento, que devem ser considerados bens públicos globais", acrescenta o comunicado. Como a pandemia está em seus "primeiros dias" na África, Guterres observou que "os danos podem aumentar rapidamente"."A solidariedade global com a África é imperativa", insistiu.

Entre suas recomendações, o chefe da ONU pediu "ação internacional para fortalecer os sistemas de saúde da África, manter o suprimento de alimentos e evitar uma crise financeira".

Também é necessário, acrescentou, "apoiar a educação, proteger empregos, manter lares e empresas em atividade e proteger o continente da perda de renda e lucros das exportações". Guterres pediu "mais de 200 bilhões de dólares em apoio adicional da comunidade internacional" para ajudar a África a se recuperar da pandemia.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895