Croácia recebeu quase 9 mil migrantes na terça-feira

Croácia recebeu quase 9 mil migrantes na terça-feira

Mais de 44 mil pessoas já ingressaram no país desde semana passada

AFP

Croácia recebeu quase 9 mil migrantes na terça-feira

publicidade

Quase 9 mil migrantes entraram nessa terça-feira na Croácia, um número recorde desde que começaram a passar pelo país, na semana passada, para seguir viagem rumo ao Oeste do continente, anunciou o ministério do Interior. Na última semana, mais de 44 mil refugiados, em fuga da guerra e da miséria no Oriente Médio e na África, entraram no país dos Bálcãs a partir da vizinha Sérvia.

Ontem, a União Europeia adotou "por ampla maioria" a divisão de 120 mil refugiados sírios, iraquianos e eritreus. A medida foi aprovada apesar da oposição dos países do Leste a este mecanismo que instaura quotas por país, anunciou a presidência luxemburguesa do bloco. "A decisão sobre a realocação de 120 mil pessoas foi adotada por uma ampla maioria dos Estados-membros", indicou no Twitter.

O ministro tcheco do Interior, Milan Chovanec, afirmou no Twitter que seu país, assim como Hungria, Eslováquia e Romênia, votaram contra, enquanto a Finlândia se absteve. Uma fonte diplomática confirmou que os ministros votaram por maioria qualificada e decidiram pela divisão de 66 mil refugiados que chegaram à Itália e à Grécia um mês antes da entrada em vigor deste mecanismo e de 54 mil no próximo ano que também chegaram a estes dois países.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895