Mundo

Cuba anuncia libertação dos dois últimos dissidentes presos em protesto de 2003

Felix Navarro e José Ferrer recusaram exílio na Espanha

Cuba anuncia libertação dos dois últimos dissidentes presos em protesto de 2003
Cuba anuncia libertação dos dois últimos dissidentes presos em protesto de 2003 Foto : Leo Ramirez / AFP
O governo de Cuba prepara a libertação de mais dois presos políticos de um total de 75 dissidentes condenados em 2003. A decisão foi divulgada nessa terça-feira pela Igreja Católica de Cuba, que participa das negociações para a libertação dos dissidentes. Com isso, será concluído um processo que ocorre há nove meses.

Os próximos a serem libertados são Felix Navarro e José Ferrer. As libertações só foram possíveis depois de um longo acordo entre as autoridades locais, a Igreja Católica de Cuba e o governo da Espanha. Muitos dos dissidentes foram enviados para a Espanha depois de deixar a prisão. No entanto, Navarro e Ferrer recusaram a ordem de ir para a Europa como condição para a libertação.

Em 2003, um protesto contra o regime cubano levou à prisão 75 dissidentes. Desse total, 23 foram libertados no período de 2003 a 2010, todos por questões de saúde. Em maio de 2010, a Igreja Católica fechou um acordo para a libertação dos outros 52 manifestantes.

No ano passado, 40 dos 52 presos foram libertados e partiram para o exílio na Espanha. Outros dez saíram da prisão, mas continuaram em Cuba. José Ferrer e Félix Navarro foram os últimos mantidos presos.


Bookmark and Share