O Dalai Lama chegou ao estado indiano de Arunachal Pradesh neste domingo para visitar o monastério tibetano de Tawang. A viagem enfureceu a China, que demanda o território. Milhares de budistas se aglomeraram na estrada localizada entre o mosteiro e o local de aterrissagem do helicóptero que levou o líder religioso.
As autoridades chinesas acusam o Dalai Lama de buscar a independência da região, algo que o líder espiritual tibetano nega. O Dalai vive no exílio em Dharamsala, Índia, desde que fugiu do Tibete depois de uma revolta contra a China em 1959.
Localizado entre Mianmar, Butão e o Tibete, o estado de Arunachal Pradesh é governado pela Índia, mas a China o considera seu território. Pequim classificou a visita do Dalai Lama como uma provocação que pretende prejudicar as relações entre a China e a Índia.
O mosteiro budista de Tawang, que é o segundo maior na Índia e está localizado a cerca de 3.500 metros, possui um grande valor pessoal para o Dalai Lama. Quando ele fugiu do Tibete em 1959, Arunachal Pradesh foi o lugar por onde ele entrou na Índia.
A questão de Arunachal Pradesh, que faz fronteira com o Tibete ao norte, continua a ser um tema sensível nas relações sino-indiana, embora, em 2003, tenha ocorrido o estabelecimento de mecanismos de diálogo sobre a delimitação de suas fronteiras.
Dalai Lama visita estado indiano reclamado pela China
Localizado entre Mianmar, Butão e o Tibete, Arunachal Pradesh é governado pela Índia, mas a China o considera seu território