Mundo

Decepcionados após Snowden, EUA prometem rever cúpula com Rússia

Ex-consultor de inteligência americano disse que "a justiça ganhou"

Imagem mostra documento de Snowden
Imagem mostra documento de Snowden Foto : AFP / CP
Os Estados Unidos se declararam extremamente decepcionados com a concessão de asilo dada pela Rússia ao ex-consultor de inteligência americano Edward Snowden. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo porta-voz Casa Branca, Jay Carney. Além disso, o governo norte-americano prometeu rever a cúpula marcada entre os presidentes Barack Obama e Vladimir Putin, em setembro.

Por outro lado, Snowden agradeceu à Rússia pelo asilo provisório de um ano e considerou que a justiça saiu vitoriosa. Foram as primeiras declarações dadas por ele e divulgadas nesta quinta-feira pelo WikiLeaks. "Durante as oito últimas semanas vimos a administração Obama não demonstrar respeito algum pelas leis internacionais e nacionais, mas, no final das contas, a justiça ganhou. Agradeço à Rússia por ter me concedido o asilo, de acordo com suas leis e suas obrigações internacionais", disse Snowden, que deixou o aeroporto de Moscou-Sheremetievo. Ele estava confinado há mais de um mês no local

O WikiLeaks, que difunde informações secretas e desempenhou um papel ativo nos vazamentos promovidos pelo americano especialista em informática, explicou que Snowden deixou o aeroporto "sob a tutela" de Sarah Harrison, conselheira judicial da organização. Segundo o site, eles saíram do aeroporto juntos de táxi e foram para um local "seguro e confidencial".

"É uma nova vitória na guerra que Obama trava contra aqueles que se dedicam a alertar. Esta batalha foi vencida, mas a guerra continua", declarou Julian Assange, fundador do WikiLeaks. O pai de Snowden, Lon, também expressou sua gratidão à Rússia em uma entrevista concedida à rede pública russa de televisão Rossia 24.

O ex-consultor dos serviços de inteligência americanos estava confinado desde 23 de junho na zona de trânsito do aeroporto de Moscou Sheremetievo. Washington exigiu em várias oportunidades a extradição de Snowden para os Estados Unidos, onde foi acusado de espionagem após suas revelações sobre a vigilância das comunicações mundiais realizada pelos Estados Unidos. Mas a Rússia se nega a extraditá-lo.

Cronologia do caso:

JUNHO
 
Dia 5: O jornal britânico The Guardian revela a existência de uma ordem da justiça secreta datada de 25 de abril, forçando o operador telefônico americano Verizon a fornecer à NSA os dados de ligações de seus clientes.

Dia 6: Os jornais Washington Post e Guardian afirmam que a NSA e o FBI solicitaram nove grandes empresas americanas da internet, incluindo Microsoft, Google, Yahoo! e Facebook, a monitorar as comunicações de internautas estrangeiros fora dos Estados Unidos (programa secreto implantado em 2007).

Dia 7: O presidente Barack Obama defende um necessário "compromisso" entre vida privada e segurança.

Dia 9: Edward Snowden, em Hong Kong desde 20 de maio, revela ser a fonte das revelações. Ele afirma que os Estados Unidos monitoram "centenas de milhares de computadores" em todo o mundo.

Dia 21: Washington anuncia ter acusado Edward Snowden de espionagem, roubo e utilização ilegal de bens governamentais e pede sua extradição a Hong Kong.

Dia 22: O ex-consultor afirma a um jornal de Hong Kong que o governo americano pirateia as companhias telefônicas de celular chinesas.

Dia 23: Edward Snowden deixa Hong Kong para Moscou. Ele é alvo de um mandato de prisão e seu passaporte é cancelado. Washington ameaça Moscou e Pequim de consequências. O Equador diz ter recebido um pedido de asilo político.

Dia 25: Edward Snowden permanece invisível. O presidente russo Vladimir Putin confirma que ele continua na zona de trânsito do aeroporto de Moscou Cheremetievo.

Dia 30: A União Europeia foi alvo da espionagem da NSA, afirma o jornal alemão Der Spiegel, com base em documentos fornecidos por Snowden.

JULHO

Dia 1º: o site WikiLeaks revela que Edward Snowden pediu asilo político a mais de vinte países, incluindo a Rússia, Equador, Venezuela, Nicarágua e França. O ex-consultor volta atrás em seu pedido de asilo a Moscou depois que Vladimir Putin impões como condição a sua permanência o fim das atividades que prejudicam seu "parceiro" americano.

Dia 2: Vários países rejeitam a solicitação de asilo (Alemanha, Brasil, Noruega, Índia, Polônia, Islândia, Áustria, Finlândia, Holanda, Espanha), seguidos pela França e Itália.

Dia 3: Suspeito de ter levado Snowden em seu avião partindo de Moscou, o presidente boliviano Evo Morales é obrigado a fazer uma escala forçada em Viena, na Áustria, após vários países europeus fecharem seu espaço aéreo.

Dia 5: Nicarágua, Venezuela e Bolívia se dizem dispostos a receber Snowden.

Dia 12: Edward Snowden declara querer pedir asilo à Rússia, a fim de poder viajar legalmente para a América Latina.

Dia 15: Putin repete ter pedido ao ex-consultor o fim das revelações.

Dia 16: Edward Snowden apresente oficialmente pedido de asilo provisório à Rússia. - 26: O ministro americano da Justiça, Eric Holder, assegura a seu colega russo que Snowden não será torturado nem condenado a morte caso retorne aos Estados Unidos, em uma carta obtida pela AFP.

Dia 31: Guardian, citando documentos fornecidos por Snowden revela a existência de um programa secreto da NSA batizado XKeyscore que permite monitorar em tempo real e-mails e os acessos de internautas a sites.

AGOSTO

Dia 1º:
Edward Snowden deixa o aeroporto de Moscou Cheremetievo para um "local seguro", após ter obtido asilo temporário de um ano na Rússia, anuncia seu advogado russo.

Bookmark and Share