Democrata Beto O'Rourke entra na disputa presidencial nos Estados Unidos

Democrata Beto O'Rourke entra na disputa presidencial nos Estados Unidos

Ele era cotado como potencial candidato desde que disputou uma vaga no Senado contra o republicano Ted Cruz

Correio do Povo e AFP

Nas pesquisas sobre as eleições primárias, O’Rourke aparece em sexto lugar com 5,3% das intenções de voto, segundo o site RealClear Politiques

publicidade

O democrata Beto O'Rourke anunciou nesta quinta-feira sua pré-candidatura à presidência dos Estados Unidos, unindo-se ao numeroso grupo de candidatos que desejam desafiar Donald Trump em 2020. "A única maneira de vivermos à altura da promessa dos Estados Unidos é dar tudo de nós e fazer isto por todos nós", afirmou o ex-congressista de 46 anos, estrela em ascensão do Partido Democrata, em um vídeo dvulgado nas redes sociais. Ele era cotado como potencial candidato desde que disputou uma vaga no Senado contra o republicano Ted Cruz, que terminou com um resultado inesperadamente apertado graças a sua popular campanha de inclusão e de participação política cidadã, que ganhou a atenção nacional em um estado majoritariamente conservador.

Apesar de sua derrota, ganhou comparações com Barack Obama por seu carisma e mensagem esperançosa. "Os desafios que enfrentamos agora, as crises interconectadas em nossa economia, nossa democracia e nosso clima, nunca foram tão grandes, e eles ou nos consomem ou nos proporcionarão a maior oportunidade de libertar o gênio dos Estados Unidos da América. Esta vai ser uma campanha positiva que busca tirar o melhor de cada um de nós, que busca unir um país muito dividido", afirmou na gravação, sentado ao lado da esposa Amy Hoover Sanders. "Nós vimos o poder disso no Texas", completou.

O' Rourke promete que vai viajar "por este país e ouvir aqueles que procuro servir" e anunciou que retornará a El Paso em 30 de março para o lançamento da campanha. “Em outras palavras, este momento de perigo produz talvez o maior momento de promessa para este país e para todos dentro dele”. 

O'Rourke juntou-se ao que está se configurando como um campo democrático diversificado que inclui os senadores Bernie Sanders, Elizabeth Warren, Kamala Harris, Kirsten Gillibrand e Cory Booker, e a representante do Havaí, Tulsi Gabbard. Ele também se encontrará com o conterrâneo texano Julian Castro, o ex-prefeito de San Antonio e ex-secretário de Habitação de Obama, que lançou sua própria campanha presidencial em janeiro.

Nas pesquisas sobre as eleições primárias, O’Rourke aparece em sexto lugar com 5,3% das intenções de voto, segundo o site RealClear Politiques. A peça que falta para o quebra-cabeças das eleições de 2020 é o ex-vice-presidente Joe Biden, que em breve deve anunciar seus planos políticos, e lidera a pesquisa.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895