Democratas darão início a processo de impeachment contra Trump

Democratas darão início a processo de impeachment contra Trump

Presidente americano terá de responder por suposta pressão em colega ucraniano para investigar Joe Biden

Correio do Povo

Presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi lançará fase inicial do processo de impeachment de Donald Trump

publicidade

A presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, anunciará nesta terça-feira o lançamento de um processo de impeachment contra o presidente Donald Trump na Casa, noticiou a imprensa americana. 

Pelosi deverá discursar às 17h locais (18h em Brasília), após consultar membros de seu partido que pedem o impeachment de Trump com base em alegações de que ele teria pressionado o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a investigar seu adversário político, Joe Biden, líder nas primárias democratas para enfrentá-lo nas eleições de 2020. Biden e seu filho teriam cometido irregularidades em negócios com o país europeu. 

Mais cedo, o presidente americano informou pelo Twitter que orientou sua equipe a divulgar nesta quarta-feira a transcrição da íntegra da conversa com o líder ucraniano e disse que não cometeu qualquer irregularidade nesse diálogo.

Citando fontes próximas a Pelosi, a imprensa americana, incluindo os jornais The Washington Post, The New York Times e a emissora de TV NBC News noticiaram que Pelosi anunciará o lançamento formal do impeachment, o primeiro passo de um processo que poderá resultar na deposição de Trump da Casa Branca. 

De acordo com o jornal The New York Times, 169 congressistas norte-americanos apoiam o processo, enquanto 73 são contra. Outros 193 não responderam.  

Biden: Trump colocou interesses pessoais à frente dos nacionais

Ex-vice-presidente e pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden defendeu na tarde de hoje que o Congresso inicie um processo de impeachment contra o presidente Donald Trump. Segundo ele, a conduta do líder americano "não dá opção ao Congresso" a não ser agir nesse sentido.

"Está na hora de o Congresso investigar Trump", defendeu, durante breve declaração a jornalistas, na qual não aceitou perguntas. Segundo Biden, o presidente obstrui o trabalho dos congressistas e sonega informações, o que configura um caso de "abuso de poder".

Para o político oposicionista, Trump não mostrou a "conduta de um presidente americano" e colocou seus interesses pessoais à frente dos nacionais. Biden disse que a acusação contra ele não tem mérito, o que fez com que ela não prosperasse. Ele insistiu que Trump é obrigado a passar a informações solicitadas ao Congresso sobre o tema.

*Com informações de agências


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895