O deputado republicano Carlos Gimenez publicou uma montagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva capturado como se fosse o ex-ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, com a legenda "o que o espera". Procurado pelo Estadão, o Itamaraty ainda não havia se pronunciado até a publicação desta matéria.
A imagem mostra o presidente brasileiro segurando uma garrafa de cachaça e vestindo o moletom cinza usado por Maduro na foto publicada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após sua prisão.
Gimenez é um parlamentar da Flórida e conhecido apoiador de Trump nos EUA. A publicação foi repostada nas redes pelo ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro e pelo influenciador Paulo Figueiredo.
🚨O que o espera… #Brasil🇧🇷 pic.twitter.com/lPOgoZeTvq
— Rep. Carlos A. Gimenez (@RepCarlos) August 9, 2026
Biografia de Carlos Gimenez
Nascido em Havana, Cuba, em 17 de janeiro de 1954, Gimenez emigrou para os Estados Unidos com sua família após a revolução cubana. Ele é um apoiador do presidente Trump. Atuou como prefeito do Condado de Miami-Dade antes de ser eleito para a Câmara dos Representantes em 2020. Representa o 28º distrito congressional da Flórida, que inclui os condados de Monroe e parte de Miami-Dade.
Acusações contra o presidente brasileiro
Em outro post, o deputado chama o presidente brasileiro de "corrupto", "criminoso" e diz que o "chefe do Executivo apoia todas as ditaduras comunistas em nosso hemisfério".