Cinco trabalhadores morreram soterrados em um deslizamento de terra ocorrido ontem no interior da mina de ouro de Amayapampa, no departamento boliviano de Potosi, informou a polícia neste sábado (2).
'A causa da morte foi asfixia, presumimos que alguma parte do local tenha cedido e os soterrado', informou o comandante da polícia de Potosí, Fernando Benítez. Operada pela estatal Corporación Minera de Bolivia (Comibol), Amayapampa é considerada a maior mina de ouro de Potosi em termos de produção, e está localizada a mais de 4.000 metros de altitude.
- Morre o jornalista José Roberto Guzzo, aos 82 anos
- Israel afirma que sem a libertação dos reféns em Gaza, a guerra “prosseguirá”
- Ucrânia ataca refinarias de petróleo russas em retaliação a bombardeios
- Enviado americano se reúne em Tel Aviv com as famílias dos reféns israelenses
De acordo com a polícia, as vítimas não faziam parte do quadro regular de funcionários da Comibol, mas tinham licenças oficiais para realizar a atividade tradicional 'paqoma', de coleta de resíduos de minério. O acidente eleva para 73 o número de mortos neste ano em acidentes ligados à mineração em Potosí, ressaltou Benítez. Em março, cinco mineradores foram vítimas de um desabamento em uma mina de La Paz.