Detalhes sobre a embaixada americana em Jerusalém

Detalhes sobre a embaixada americana em Jerusalém

Segurança foi reforçada para a inauguração na segunda-feira

AFP

Embaixada fica a uns dois quilômetros do conturbado bairro palestino de Jabal Mukaber

publicidade

A sede da nova embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém, que será inaugurada na segunda, 14 de maio, fica no bairro de Arnona e até agora servia como consulado. Washington anunciou a intenção de construir um novo prédio mais adiante, em um local ainda não revelado. "A princípio, a embaixada temporária de Arnona abrigará os escritórios do embaixador e de um número reduzido de pessoal", disse à AFP uma fonte da administração americana. "Durante as primeiras fases da transferência da embaixada, o embaixador vai trabalhar entre Tel Aviv [onde está a delegação atual] e Jerusalém porque é um processo de vários anos", acrescentou.

O edifício, que abriu as portas ao público em 2010, abriga os serviços consulares, que serão mantidos no mesmo local. A embaixada fica a uns dois quilômetros do conturbado bairro palestino de Jabal Mukaber, onde nasceram vários dos autores de ataques anti-israelenses recentes. Segundo o jornal Haaretz, o presidente israelense, Reuven Rivlin, e o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, estarão presentes na inauguração. Trump não comparecerá à inauguração, mas sim uma delegação de Washington encabeçada pelo vice-secretário de Estado John Sullivan, a filha de Trump, Ivanka, o marido dela e assessor do presidente, Jared Kushner, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.

O prefeito de Jerusalém, Nir Barkat, anunciou por sua vez na terça-feira que uma rotatória próxima à embaixada será batizada com o nome de "praça Trump". "Nomear esta praça é nossa maneira de demonstrar nosso amor e nosso respeito ao presidente e o povo americano", declarou em um comunicado. A segurança foi reforçada para a inauguração na segunda-feira, e terá a presença permanente nas ruas de veículos da polícia fronteiriça israelense. Na segunda-feira apareceram no bairro as primeiras placas de sinalização em hebraico, árabe e inglês, indicando a localização da "embaixada dos Estados Unidos".

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895