Dez feridos em corrida de touros na Espanha Pamplona, Espanha

Dez feridos em corrida de touros na Espanha Pamplona, Espanha

Cinco americanos, dois franceses e três espanhóis foram levados a hospitais da região após o evento

AFP

Cinco americanos, dois franceses e três espanhóis foram levados a hospitais da região após o evento

publicidade

Dez corredores, entre eles cinco americanos, dois franceses e três espanhóis, ficaram feridos neste sábado no segundo encierro - popular corrida de touros - das Festas de São Firmino em Pamplona, no norte da Espanha, segundo o governo regional.

Os dez indivíduos, todos homens, foram levados a hospitais da região após o evento. Uma multidão de espanhóis e estrangeiros participa a cada ano das festividades em homenagem ao padroeiro da região. A cada manhã, às 8h, centenas participam do encierro, colocando suas vidas em risco, correndo logo à frente de seis touros.

Entre os feridos neste sábado, dois americanos foram chifrados. Os demais sofreram vários ferimentos devido a tombos.
A televisão local exibiu as imagens de um homem sendo chifrado por um touro, arrastado vários metros e pisoteado por vários corretores em uma das curvas do percurso de mais de 800 metros.

Esta corrida durou mais tempo do que o normal, quatro minutos, uma vez que um dos touros deu meia volta.
Na sexta-feira, um espanhol e dois americanos foram chifrados no primeiro encierro do festival. Quinze pessoas morreram desde 1911 nas Festas de São Firmino, a última em 2009. No ano passado, 87 participantes foram feridos, incluindo 12 por chifradas.

Teoricamente, é proibido estar "embriagado ou sob a influência de drogas", "incitar o touro ou chamar sua atenção de qualquer maneira" ou "correr em direção a eles ou por trás deles". Estas celebrações, que ocorrem a cada ano entre 7 e 14 julho, também são marcadas por procissões religiosas, desfiles, fogos de artifício e concertos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895