A polícia indiana prendeu nesta terça-feira dez pessoas por suposto envolvimento no linchamento que causou a morte de um homem acusado de sequestrar crianças, em um novo caso de agressão motivado pela difusão de falsos rumores. Mais de 20 pessoas morreram por conta de linchamentos nos últimos três meses na Índia.
Este fenômeno forçou as autoridades locais e o Facebook a buscar soluções para frear a difusão de fake news no WhatsApp, o aplicativo de mensagens de propriedade da rede social. A polícia informou que a vítima mais recente morreu em 28 de julho, mas que seu corpo só foi encontrado uma semana mais tarde.
Os agressores, vizinhos da vítima, o atacaram com pedaços de bambu e barras de ferro. Eles ouviram rumores no mensageiro que advertiam sobre a presença de sequestradores de crianças e traficantes de órgãos. Os linchamentos não são um fenômeno novo na Índia, e o uso frequente de smartphones aumentou a difusão das fake news que originam esse tipo de agressão.
Dez pessoas são presas por envolvimento em linchamento causado por fake news na Índia
Agressores teriam ouvido rumores no WhatsApp sobre sequestro e tráfico de órgão de crianças