Distúrbios esporádicos na 26ª mobilização de "coletes amarelos" na França

Distúrbios esporádicos na 26ª mobilização de "coletes amarelos" na França

De acordo com o Ministério do Interior, cerca de 18,6 mil manifestantes em todo o país tomaram as ruas

AFP

Dos cerca de 18,6 mil manifestantes em todo o país tomaram as ruas, incluindo 1,2 mil em Paris

publicidade

O 26º dia de mobilização semanal dos "coletes amarelos" contra a política econômica e social do presidente Emmanuel Macron registrou alguns distúrbios neste sábado, embora o movimento, que começou em novembro, pareça perder a capacidade de convocação. De acordo com o Ministério do Interior, cerca de 18.600 manifestantes em todo o país tomaram as ruas, incluindo 1.200 em Paris, longe dos números alcançados no início do movimento em 17 de novembro, quando 282.000 pessoas foram mobilizadas em toda a França.

Em Paris, foi novamente negado o acesso aos Champs-Elysées, por medo de saques e danos causados em dias anteriores de mobilização. Em Lyon (centro) e Nantes (noroeste) houve confrontos esporádicos e lançamentos de objetos nas forças de segurança, que responderam com gás lacrimogêneo. Alguns dos manifestantes admitiram que movimento perde força.

"Tanto em número como em motivação, isso não tem nada a ver com as manifestações do começo (...) há um cansaço e muita gente tem medo da violência policial", admite a manifestante Mo, de 32 anos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895