Mundo

Dois jornalistas franceses são sequestrados no Afeganistão

Grupo caiu em uma emboscada talibã na aldeia de Omarkheyl

Dois jornalistas franceses do canal de TV France 3 e seus três acompanhantes afegãos foram sequestrados por talibãs na quarta-feira, no nordeste de Cabul. "Os dois jornalistas, acompanhados pelo tradutor afegão, o irmão e o primo do tradutor, foram sequestrados no caminho entre Surobi e Tagab", afirmou uma jornalista francesa que não quis ser identificada.

Segundo ela, os cinco homens caíram em uma emboscada talibã na aldeia de Omarkheyl. O sequestro não foi confirmado formalmente pela rede de TV pública France Télévisions. "Estamos sem notícias há 48 horas", declarou Paul Nahon, diretor de reportagens da empresa.

A equipe de jornalistas tinha chegado ontem de manhã à aldeia de Surobi para se encontrar com um contato que devia levá-los a Tagab, na província de Kapisa, ao nordeste de Cabul. "O contato avisou os talibãs, que armaram uma emboscada para nossos jornalistas", explicou a repórter francesa.

As forças francesas, instaladas na província de Kapisa, ao nordeste de Cabul, destacaram que estão mobilizadas para encontrá-los. Dezenas de estrangeiros, entre eles vários jornalistas, foram sequestrados por criminosos ou rebeldes no Afeganistão desde a invasão ocidental que derrubou os talibãs, no fim de 2001. Muitos foram libertados após algumas semanas, mas alguns tiveram que esperar vários meses, ou até mais.