Mundo

Ebola "está ganhando a corrida", alerta chefe de missão da ONU

Anthony Banbury pediu acréscimo de 2,7 mil leitos para tratar dos infectados

Anthony Banbury pediu acréscimo de 2,7 mil leitos para tratar dos infectados
Anthony Banbury pediu acréscimo de 2,7 mil leitos para tratar dos infectados Foto : Zoom Dosso/AFP/CP
A epidemia de Ebola está avançando rapidamente e "ganhando a corrida" contra as autoridades de Saúde, avaliou nesta terça-feira um alto funcionário da ONU, ao pedir uma série de medidas adicionais no combate à epidemia, incluindo o fornecimento de mais 2.700 leitos hospitalares. "Não podemos deixar que o ebola vença", ressaltou Anthony Banbury, chefe da missão da ONU para coordenar uma resposta de emergência contra a doença.

Ele lembrou as últimas previsões da OMS, segundo as quais haverá entre 5 mil e 10 mil novos casos de Ebola no oeste da África a partir de dezembro: "Isto significa que precisamos de 7 mil leitos em centros de tratamento, mas até agora só está previsto que tenhamos 4,3 mil", e sem as equipes necessárias para administrá-los.

Além dos leitos que faltam, Banbury fez uma lista de elementos indispensáveis para controlar a doença, como 16 laboratórios de diagnóstico, 450 equipamentos para tratar as vítimas, mil veículos e roupas de proteção. "Precisamos de mais funcionário de saúde formados, meios logísticos e de transporte, telefones celulares e geradores", detalhou. "Isso significa mais dinheiro", acrescentou, em videoconferência em Acra, capital de Gana, onde a missão tem seu quartel-general.

Desde o início do ano, a epidemia matou 4.447 pessoas de um total de 8.914 casos registrados. A ONU admitiu na sexta-feira passada que até agora só conseguiu coletar 25% de US$ 1 bilhão que pediu para financiar a luta contra o ebola durante seis meses.