Edward Snowden faz pedido de asilo à Venezuela

Edward Snowden faz pedido de asilo à Venezuela

Estados Unidos afirmam que concessão irá gerar “dificuldades nas relações bilaterais”

AFP

publicidade

O presidente Nicolás Maduro revelou nesta segunda-feira que a Venezuela recebeu “a carta de pedido de asilo” de Edward Snowden, o ex-consultor de Inteligência americano procurado por Washington por revelar um vasto programa de espionagem eletrônica promovido pelo governo dos Estados Unidos. “Ele precisa dizer quando voa, se quer finalmente voar para acá”, disse Maduro no Palácio de Miraflores, sede da presidência em Caracas.

“Disse a este jovem: se você é perseguido pelo Império (EUA), venha para cá”, afirmou Maduro. Além da Venezuela, Nicarágua e Bolívia ofereceram asilo político a Snowden.

O departamento americano de Estado advertiu nesta segunda-feira que “qualquer país que conceder asilo a Snowden criará graves dificuldades nas relações bilaterais” com os Estados Unidos. “Este é um caso de alguém (Snowden) que enfrenta acusações criminais. Esperamos que qualquer governo envolvido leve isto em conta e apoie seu regresso aos Estados Unidos”, destaca a nota do departamento de Estado. “Mas tudo isto, até agora, é apenas hipótese", já que Snowden segue bloqueado no Aeroporto de Moscou.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895