Edward Snowden ganha "Nobel alternativo" de Direitos Humanos

Edward Snowden ganha "Nobel alternativo" de Direitos Humanos

Técnico que denunciou espionagem americana recebeu Livelihood Award 2014

AFP

Edward Snowden ganha Nobel alternativo de Direitos Humanos

publicidade

Edward Snowden, técnico da Agência de Segurança Americana que revelou o programa de espionagem desse
país, foi escolhido nesta quarta-feira para receber o Right Livelihood Award 2014, conhecido como o "Nobel alternativo".

Esse prêmio sueco, que reconhece o trabalho de quem melhora a condição humana, foi atribuído a Snowden "por sua coragem e habilidade ao revelar a amplitude sem precedentes de vigilância por um Estado que viola processos democráticos básicos e direitos constitucionais básicos", afirmou em Estocolomo a Fundação Livelihood Award.

Com vencedor honorário, Snowden, exilado na Rússia desde 2013, não receberá as 500 mil coroas (54,5 mil euros, 70 mil dólares) do prêmio, mas a fundação disse que vai financiar ajuda legal para ele.

O jornalista britânico Alan Rusbridger, chefe de redação do jornal The Guardian, o primeiro que publicou os detalhes da vigilância dos Estados Unidos baseando-se nos vazamentos de Snowden, também recebeu um prêmio honorário por "jornalismo responsável em interesse público".

Os outros três ganhadores do prêmio são a advogada de direitos humanos paquistanesa Asma Jahanger, o ativista de direitos humanos cingalês Basil Fernando e o ecologista americano Bill McKibbben.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895