Mundo

Egito enfrenta quarto dia de protestos contra governo militar

Manifestantes pedem eleições presidenciais até abril de 2012

Pelo menos 29 pessoas morreram nos confrontos
Pelo menos 29 pessoas morreram nos confrontos Foto : Michele Sibiloni / AFP / CP
Egípcios seguem para a Praça Tahrir, no Centro do Cairo, em resposta a uma convocação de uma "marcha de um milhão", no dia em que os protestos contra os militares que comandam o país entram em seu quarto dia. Mais três mortes foram registradas entre a noite dessa segunda-feira e a manhã desta terça, o que elevou o número de vítimas para 29 nos conflitos entre manifestantes e as forças de segurança.

Milhares de egípcios estão acampados na praça e entraram em confronto com as forças de segurança que tentavam tirá-los do local. Eles tinham uma bandeira do Egito e cantavam slogans, mostrando que o pedido de demissão do gabinete civil no dia anterior não conseguiu interromper a disseminação dos distúrbios.

Grupos pressionam pela realização de eleições presidenciais em abril de 2012 e por uma rápida transição para um governo civil. Os militares não deram uma data clara para a realização dessas eleições, mas chegaram a citar como datas possíveis o final do ano que vem ou o início de 2013. Para os manifestantes, esse seria um prazo muito demorado.

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Giulio Terzi, disse que os direitos humanos devem ser respeitados no Egito e demonstrou preocupação com o "clima de tensão" e a "violência" no país.

 
Milhares de egípcios estão acampados na Praça Tahrir, no Centro do Cairo. / Foto: Mahmud Khaled / AFP / CP

Bookmark and Share