Mundo

Egito enviará a outro país gravação de caixa-preta de avião russo

Hipótese de atentado ainda não foi descartada pela Grã-Bretanha e Estados Unidos

Egito enviará a outro país gravação de caixa-preta de avião russo
Egito enviará a outro país gravação de caixa-preta de avião russo Foto : Russias Emergency Ministry / AFP / CP
O Egito enviará para outro país uma gravação de sete minutos, que inclui um "ruído" gravado pela caixa-preta do Airbus russo pouco antes de cair no Sinai egípcio no final de outubro, matando 224 pessoas. O Egito resiste em aceitar a tese de um atentado com bomba para explicar a queda do avião russo no Sinai, mas a Grã-Bretanha e os Estados Unidos, entre outros, têm priorizado a possibilidade de uma bomba no interior do A321 da companhia aérea Metrojet, que caiu em 31 de outubro, minutos depois de decolar do balneário egípcio de Sharm el-Sheikh, matando as 224 pessoas a bordo.

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI), cujo ramo egípcio é muito ativo no Norte da península do Sinai, afirmou ser responsável pela queda do avião. O chefe egípcio da equipe de investigadores, Ayman al-Mokaddem, disse na semana passada que ainda não tinha chegado a "nenhuma conclusão" sobre as causas da queda do avião russo e que um
"ruído" registrado por uma caixa-preta seria analisado.

"Os últimos sete minutos de gravação da caixa-preta serão enviados a um dos países que possui o equipamento necessário para analisar o som e sua causa. Não enviaremos a gravação original", explicou o ministro da Aviação Civil, Hosam Mohamed Kamal, ao jornal Al Ahram, em entrevista publicada nesta sexta-feira.