O CEP informou que a votação foi anulada em 56 locais de um total de 1,5 mil em todo o país. "Vamos estudar caso por caso os locais onde aconteceram problemas", afirmou o diretor geral do CEP, Pierre-Luis Opent.
"Dentro de 48 a 72 horas decidiremos o que faremos", completou. "O CEP estará em condições de produzir um balanço com o retorno de seus funcionários do interior, dentro de três dias, e agradece a população por ter participado na ascensão da democracia", disse.
Milhares de haitianos protestaram no domingo em Porto Príncipe e pediram a anulação das eleições legislativas e presidenciais. Eles denunciaram uma manipulação do partido do presidente René Preval. A ONU pediu calma e manifestou preocupação com os vários atos de violência no país.
Ao fim da votação, marcada pela violência e por denúncias de fraude, 12 dos 18 candidatos à presidência, incluindo os favoritos Mirlande Manigat e Michel Martelly, denunciaram em uma declaração conjunta uma "conspiração do governo e do CEP" para beneficiar o candidato governista Jude Celestin.
Milhares de haitianos foram às ruas de Porto Príncipe para exigir a anulação das eleições presidenciais e legislativas. Ao fim de um dia eleitoral marcado por episódios de violência e denúncias de fraude, os manifestantes percorreram os setores de Delmas e Pétion-ville, na capital, onde se encontra a sede do CEP. Capacetes Azuis da ONU e policiais haitianos foram chamados para reforçar a segurança em frente à sede do organismo eleitoral.
A manifestação foi encabeçada pelo cantor e candidato Michel Martelly, um dos favoritos segundo pesquisas de opinião, ao lado de Wyclef Jean, astro mundial do hip-hop, cuja candidatura não foi aceita pelo CEP. Em um ambiente festivo, os manifestantes distribuíam folhetos favoráveis a Martelly e, pelo caminho, rasgavam cartazes de Celestin, a quem acusam de ser marionete do presidente em fim de mandato, René Preval. Os centros de votação das eleições legislativas e presidenciais do Haiti fecharam, conforme o previsto pelo CEP, às 16H00 locais desde domingo (19H00 de Brasília).
Quase cinco milhões de haitianos estavam registrados para votar e renovar o Parlamento, além de eleger o sucessor do presidente René Preval entre 18 candidatos.