O presidente da França, Emmanuel Macron, confirmou que falou com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por telefone nesta quarta-feira, 20. O francês afirmou que reforçou a necessidade de defesa do multilateralismo como chave para uma paz duradoura na Ucrânia, com garantias de segurança 'sólidas' para toda a Europa. Em relação à COP30, que acontece em Belém no final deste ano, Macron ressaltou que, com Lula, fez um 'balanço dos grandes desafios globais, especialmente as questões ambientais e o combate à pobreza'.
Em publicação feita no X, o presidente francês não comentou recentes polêmicas envolvendo a realização do evento. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) informou mais cedo que ambos os líderes se comprometeram a assinar o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) ainda neste semestre.
Sobre isso, Macron disse que está 'pronto para um acordo UE-Mercosul ambicioso, desde que preserve os interesses da nossa agricultura francesa e europeia e esteja a serviço de nossas respectivas economias'. Macron ainda pontuou que discutiu questões econômicas com o presidente brasileiro, como tarifas e cooperação bilateral nos setores de defesa e transportes. Segundo ele, ambos concordaram em seguir aprofundando a relação bilateral.