Embaixada do Brasil no Peru diz que cerca de 80 já foram resgatados

Embaixada do Brasil no Peru diz que cerca de 80 já foram resgatados

Cerca de 270 brasileiros estão ilhados em Aguas Calientes

publicidade

Cerca de 80 brasileiros já foram resgatados de Aguas Calientes, a 20 km de Machu Picchu, segundo a Embaixada do Brasil no Peru. Nesta manhã, 50 pessoas foram retiradas do local. Eles estavam isolados devido às chuvas na região. A previsão é a de que 1 mil pessoas sejam retiradas por meio de helicópteros nesta quinta.

O número de brasileiros isolados em Aguas Calientes subiu de 180 para 270, depois da recontagem feita pelo vice-cônsul brasileiro João Gilberto Souza, que esteve na cidade na noite desta quarta-feira.

Ao menos 70 brasileiros foram alojados pela embaixada brasileira em hotéis e pousadas da região. Hélio Franchini, primeiro-secretário da Embaixada do Brasil no Peru, afirmou: “Nenhum brasileiro ficou na rua. Mas há alguns que estão dormindo desde o começo da semana em vagões de trem.”

O tempo bom na região nesta quinta-feira aumentou as perspectivas de resgate. Alimentos e água estão sendo enviados pela embaixada pelos helicópteros. Segundo Franchini, a quantidade ainda não é a ideal. “A precariedade no local continua”, afirmou.

Os militares do Peru estão controlando os embarques. Crianças, idosos e feridos têm prioridade nos voos. “O que aconteceu é que a maior parte dos brasileiros no local eram jovens, que acabaram ficando de fato no fim da fila”, explicou Franchini.

As informações são do R7.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895