Embaixada dos Estados Unidos na Turquia sofre ataque a tiros

Embaixada dos Estados Unidos na Turquia sofre ataque a tiros

De acordo com as autoridades, disparos não deixaram vítimas

AFP

O incidente ocorreu em momento de grande tensão entre Estados Unidos e Turquia

publicidade

Nesta segunda-feira foi registrado um ataque contra a embaixada dos Estados Unidos em Ancara, na Turquia, sem provocar vítimas. Os tiros foram disparados por um automóvel às 5h30min (23h30min de Brasília, no domingo). "Podemos confirmar que um incidente da área de segurança aconteceu esta manhã", afirmou David Gainer, porta-voz da embaixada americana.

O incidente aconteceu em um momento de grande tensão entre Estados Unidos e Turquia. Após a detenção de 18 meses e depois a prisão domiciliar de um pastor americano, o país norte-americano exige a libertação do religioso e anunciou sanções contra Ancara, que respondeu de modo imediato. "O ataque contra a embaixada dos Estados Unidos é uma provocação evidente", reagiu Ömer Celik, ex-ministro para Assuntos Europeus e atual porta-voz do Partido da Justiça e Desenvolvimento.

As sanções americanas provocaram uma forte desvalorização da lira turca. Antes da festa muçulmana do sacrifício, o presidente Recep Tayyip Erdogan divulgou um comunicado nesta segunda-feira: "Não há nenhuma diferença entre os ataques contra nossa economia e os que têm como objetivo nossa bandeira ou nosso pedido de oração". "Os que pensam que podem nos fazer ceder com as cotações das divisas verão em breve o seu erro", completou.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895