Embaixadores da UE em Brasília comemoram voto do Brasil em NY

Embaixadores da UE em Brasília comemoram voto do Brasil em NY

Comitiva de 30 representantes diplomáticos do bloco esteve hoje no Itamaraty para cobrar condenação clara à Rússia

Christina Lemos / R7

publicidade

Foi recebido com satisfação e teve sabor de vitória o voto do Brasil hoje em Nova York, com uma clara inflexão contrária à invasão russa na Ucrânia. Era exatamente este o objetivo da diligência de mais de 30 embaixadores e membros do corpo diplomático dos países da União Europeia na tarde desta sexta no Itamaraty.

O grupo foi recebido pelo embaixador Paulino Franco de Carvalho Neto, Secretário de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania, e não pelo chanceler Carlos França.  Encontro foi protocolar, mas os diplomatas europeus foram firmes: esperavam uma condenação clara do governo brasileiro à iniciativa bélica da Rússia na Ucrânia.

Convocados pelo chefe da delegação da União Européia no Brasil, Ignácio Ibanez, os embaixadores cobraram “uma atitude coerente e responsável” da parte da diplomacia brasileira e  ouviram de Carvalho Neto uma mensagem tranquilizadora. O compromisso do país seria com o respeito à soberania das nações e com a paz. O voto do Brasil em Nova York confirmou a promessa e tranquilizou os integrantes da comitiva.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895