Mundo

Encontrados mais 17 corpos após naufrágio na Itália

Número de mortos sobe para 211, segundo fontes oficiais

Número de mortos sobre para 211, segundo fontes oficiais
Número de mortos sobre para 211, segundo fontes oficiais Foto : Roberto Salomone / AFP / CP
Uma equipe de mergulhadores encontrou mais 17 corpos de imigrantes que viajavam no barco naufragado na quinta-feira perto da ilha siciliana de Lampedusa, elevando para 211 o número de cadáveres já recuperados, indicaram fontes oficiais italianas nesta segunda-feira.

A operação de recuperação dos corpos havia sido suspensa por dois dias devido ao mau tempo, mas foi retomada nesse domingo. Segundo relatos dos sobreviventes, a tragédia aconteceu depois que ocupantes da embarcação atearam fogo para chamar a atenção das autoridades italianas. Eles estavam há várias horas em alto-mar, mas a embarcação sofreu um incêndio, o que gerou pânico e muitos imigrantes se jogaram ao mar, o que desestabilizou o barco, que virou.

De acordo com a imprensa, entre 400 e 500 imigrantes africanos, incluindo mulheres e crianças, estavam a bordo da embarcação. "É um horror, um horror. Não param de trazer corpos", declarou, sem conter as lágrimas, a prefeita de Lampedusa, Giusi Nicolini.

"Uma vergonha", afirma o Papa

"É uma vergonha. A palavra que me vem à mente é vergonha", declarou o Papa Francisco ao ser informado da tragédia. O argentino, filho de imigrantes italianos, visitou no dia 8 de julho a pequena ilha de Lampedusa, em sua primeira viagem dentro da Itália, durante a qual denunciou a indiferença do mundo frente ao drama dos imigrantes que fogem de seus países em busca de uma vida melhor. Muito sensível ao tema, Francisco condenou o sistema econômico atual, que marginaliza as camadas mais pobres da sociedade.

Bookmark and Share