Mundo

Erupções do vulcão Calbuco provocam expectativa no Chile

Fenômeno obrigou retirada de quase 5 mil pessoas no Sul do país

Turistas ficaram maravilhados com erupção de vulcão
Turistas ficaram maravilhados com erupção de vulcão Foto : Martin Bernetti / AFP / CP
O vulcão Calbuco registrou duas violentas e surpreendentes erupções nas últimas horas, após meio século de inatividade, o que obrigou a retirada de quase 5 mil pessoas e deixou regiões turísticas do Sul do Chile e da Argentina em suspense pelo alcance das cinzas.

Depois de permanecer inativo por 54 anos, o vulcão expeliu gigantescas colunas de gases e material incandescente, que provocaram espanto nas cidades de Puerto Montt, Puerto Varas e localidades próximas, 1,3 mil quilômetros ao Sul de Santiago.

A área recebe muitos turistas de todo o mundo graças seus lagos, rios e abundante vegetação, cercada por vulcões. "As pessoas tinham mais expectativa que temor e se aproximaram das margens do lago Llanquihue, onde fizeram fotografias", disse Álvaro Ascencio, que mora na região.

"Eu vim como turista ao Chile para passar três meses, mas não esperava isto. A erupção foi incrível. Minhas férias estão pagas com o espetáculo do Calbuco", disse Cody Fritz, um turista americano de 30 anos. Em Puerto Varas, o comércio e as outras atividades estavam relativamente normais nesta quinta-feira, mas com todos de olho no vulcão, que fica a 40 quilômetros de distância.