Mundo

Espaços aéreos da Irlanda do Norte e Escócia ficarão fechados nesta quarta-feira

Cinzas do vulcão islandês seguem prejudicando aviação na Europa

Os espaços aéreos de Escócia e Irlanda do Norte ficarão fechados a partir das 6h, no horário local, desta quarta-feira, por conta da forte concentração de cinzas vulcânicas na atmosfera, anunciou nesta terça-feira a autoridade de regulação britânica da Aviação Civil, sem informar a duração desse fechamento.

"Depois das últimas previsões do Met Office (serviços meteorológicos britânicos), a Autoridade da Aviação Civil (CAA, da sigla em inglês) divulgou recomendações aos operadores segundo as quais os espaços aéreos de Escócia e Irlanda do Norte deverão ser fechados a partir das 6h (3h de Brasília) desta quarta-feira, informou a CAA em um comunicado.

Segundo as previsões do Met Office, informou a CAA, "a densidade das cinzas vulcânicas na atmosfera sobre Escócia e Irlanda do Norte ultrapassará a concentração determinada como limite para os motores" das aeronaves. "Infelizmente, isso significa que todos os aeroportos escoceses e da Irlanda do Norte ficarão fechados amanhã", diz o órgão de regulação.

No entanto, o Met Office afirma ser muito provável que a nuvem de cinzas continue deslocando-se para o Sul, o que poderá afetar os aeroportos do Noroeste da Inglaterra e do Norte do País de Gales durante a quarta.