A operação policial, que teve colaboração da polícia brasileira, permitiu a detenção do chefe da rede, um espanhol que era procurado no Brasil por proxenetismo, disse o comunicado. Seis pessoas foram presas na Espanha, entre eles os principais responsáveis, e quatro no Brasil.
"O núcleo básico do grupo era composto por um clã familiar cujo chefe, de nacionalidade espanhola, é casado com uma brasileira. Eles, sua filha, seu filho e a mulher deste dirigiam a atividade na Espanha. A rede explorava mulheres com entre 20 e 30 anos e trabalhava com muitas boates das províncias de orense e Pontevedra, segundo as autoridades.
Para obrigá-las a exercer a prostituição, eles tomavam seus passaportes e as submetiam a ameaças e pressões. As famílias delas também eram ameaçadas. As autoridades brasileiras pediram a extradição do chefe da rede, segundo a polícia.