Especialista brasileiro toma posse no Tribunal Internacional do Direito do Mar

Especialista brasileiro toma posse no Tribunal Internacional do Direito do Mar

Órgão das Nações Unidas estuda e julga pedidos referentes a zonas marítimas

Agência Brasil

publicidade

O especialista brasileiro em direito internacional Antonio Cachapuz de Medeiros tomou posse nessa segunda-feira, em Hamburgo, na Alemanha, como juiz do Tribunal Internacional do Direito do Mar. “Vou desempenhar as minhas funções e exercer os meus poderes de juiz com honradez, fielmente, imparcialidade e consciência", disse ele, durante a solenidade.

O Tribunal Internacional do Direito do Mar é um órgão das Nações Unidas que estuda e julga questões referentes ao mar territorial dos países e que analisa e decide pedidos referentes a zonas contínuas marítimas, extensão do mar territorial e de plataformas continentais. A corte também analisa questões relacionadas com a proteção e preservação do meio ambiente marinho, a pesquisa científica marinha e o desenvolvimento e a transferência de tecnologia do mar.

Antonio Cachapuz de Medeiros é professor de direito internacional e já atuou na Corte Permanente de Arbitragem, em Haia, na Holanda, e na Associação Latino-Americana de Integração (Aladi). Ele representou o Brasil em encontros internacionais que trataram sobre questões de direitos do mar.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895