Estudos sobre aplicação de dose única de vacinas são inconclusivos, diz Fauci

Estudos sobre aplicação de dose única de vacinas são inconclusivos, diz Fauci

Infectologista americano ainda disse que não há, até agora, ensaios que mostrem que as mutações do Sars-cov-2 tornam a doença menos virulenta

AE

publicidade

O diretor do Instituto de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci, demonstrou oposição à proposta de administrar doses únicas das vacinas para a Covid-19, como forma de impulsionar o número de pessoas imunizadas. Durante entrevista coletiva da força-tarefa da Casa Branca contra a doença, o infectologista comentou que os estudos nessa área são inconclusivos e que não seria prático concentrar esforços em pesquisas sobre a questão.

Fauci acrescentou que ainda que não há, até agora, ensaios que mostrem que as mutações do Sars-cov-2 tornam a doença menos virulenta, mas ponderou que os testes que indicam que a cepa identificada no Reino Unido pode ser mais perigosa ainda são preliminares. "As variante são mais transmissíveis, então por isso podem causar mais morte", explicou.

Diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), Rochelle Walensky caracterizou de "promissor" o fato número de casos e de internações por coronavírus está em queda, mas ponderou que os dados seguem em níveis altos. "Contínua proliferação de variantes segue como foco de preocupação e pode reverter tendência positiva recente", alertou.

Assessor sênior da Casa Branca para a resposta ao vírus, Andy Slavitt reconheceu que a imunização tem ocorrido de forma mais lenta do que o esperado e defendeu a aprovação do pacote fiscal de US$ 1,9 trilhão para a intensificação do combate à pandemia.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895