A informação é do Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) em seu relatório semanal sobre morbidade e mortalidade. Em seis grupos separados de vírus surgidos em todo o mundo, os pacientes tiveram tosse, dificuldade para respirar e chiado. O maior número de casos foi registrado no Japão, onde as autoridades sanitárias locais reportaram mais de 120 casos no ano passado.
Nas Filipinas, havia 21 casos no fim de 2008 e começo de 2009, que causaram duas mortes. Outros casos foram detectados nos estados da Geórgia, Pensilvânia e Arizona. O vírus foi detectado pela primeira vez em 1962, na Califórnia, em quatro crianças doentes de pneumonia, mas as incidências posteriores foram escassas e esporádicas.
"A identificação de um grande número de pacientes com doenças respiratórias com HEV68 detectado em uma única temporada, como se descreve neste relatório, é um fenômeno recente", informaram as autoridades sanitárias. Elas acrescentaram que se desconhece se este aumento dos casos se deve a melhores métodos de diagnóstico ou a uma evolução do vírus.