EUA busca desferir "golpe fatal" na Al-Qaeda, diz Barack Obama

EUA busca desferir "golpe fatal" na Al-Qaeda, diz Barack Obama

Informações são extraídas de computadores recolhidos na casa de Bin Laden

AFP

EUA busca desferir golpe fatal na Al-Qaeda, diz Obama

publicidade

O presidente Barack Obama afirmou que os Estados Unidos têm a oportunidade de desferir um "golpe fatal" na Al-Qaeda após a morte de seu líder Osama Bin Laden e a apreensão de informações na casa onde o terrorista se escondia, no Paquistão. O governante norte-americano disse em uma entrevista transmitida neste domingo ao programa "60 Minutes", da rede CBS, que as informações estão sendo extraídas de computadores, discos rígidos e dispositivos de armazenamento coletados na casa do terrorista saudita.

• Leia mais notícias sobre a morte de Bin Laden

"Isto não significa que vamos derrotar o terrorismo", afirmou. "Isto não significa que a Al-Qaeda não tenha se espalhado para outras partes do mundo onde temos que, vocês sabem, realizar operações". "

Mas isto significa que temos uma chance, eu acho, de realmente desferir um golpe fatal nesta organização, se seguirmos agressivamente nos próximos meses", garantiu Obama. O presidente americano, que assistiu da "Situation Room" da Casa Branca ao ataque contra o esconderijo de Bin Laden, afirmou que vai "demorar algum tempo" para explorar os dados encontrados.

"Estamos, obviamente, colocando tudo o que temos em análises e avaliando todas as informações", disse Obama. "Mas prevemos que podem nos levar a outros terroristas que estamos procurando há um longo tempo, outros alvos de grande valor".

As autoridades americanas podem aprender sobre conspirações já existentes, como a Al-Qaeda operava e seus métodos de comunicação, explicou o presidente. "E agora temos a oportunidade de realmente, e finalmente, derrotar pelo menos a Al-Qaeda na região fronteiriça entre o Paquistão e o Afeganistão".

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895