O Departamento de Estado americano classificará como organização terrorista grupos criminosos da Colômbia, El Salvador, México e Venezuela, como parte de um decreto do presidente Donald Trump contra estes grupos, informou o jornal New York Times.
A lista inclui os grupos "Tren de Aragua" da Venezuela, o "Clan del Golfo" da Colômbia e a Mara Salvatrucha (MS-13), identificada como salvadorenha, embora tenha sua origem na Califórnia.
A medida será adotada depois que Trump assinou, em 20 de janeiro, um decreto no qual solicitava a adoção de ações enérgicas contra os cartéis de drogas, que "constituem uma ameaça de segurança nacional maior que a do crime organizado tradicional".
Trump deu ao secretário de Estado, Marco Rubio, duas semanas para designar os grupos como terroristas. A lista inicialmente contém oito organizações, mas pode sofrer alterações.
- Juiz restabelece plano de Trump para funcionários
- Secretário de defesa dos EUA: objetivo da Ucrânia de recuperar territórios é “irrealista”
Com base nos depoimentos de cinco fontes que falaram sob a condição de anonimato, o New York Times informa que a designação como grupo terrorista também será aplicada aos mexicanos Cartel de Sinaloa, "Cartel del Noreste", "Cartel de Jalisco Nueva Generación", Família Michoacana e Cartéis Unidos, por sua participação no tráfico de drogas e no tráfico de migrantes.
O "Clan del Golfo" é o principal cartel de narcotráfico da Colômbia e surgiu do que restou dos grupos paramilitares de extrema direita que foram desmobilizados nos anos 2000.
Fundado pelos irmãos Dairo Antonio e Juan de Dios Usuga, conhecidos como "Otoniel" e "Giovanni", o grupo era conhecido inicialmente como "Exército Gaitanista da Colômbia" e insiste em ser tratado como uma organização política, não como um cartel.
Segundo o NYT, o grupo colombiano trabalha com os cartéis mexicanos para fornecer cocaína, droga que é contrabandeada para os Estados Unidos.
Uma das fontes citadas pelo jornal disse que o grupo também é acusado por seu papel no tráfico de migrantes, graças a seu controle sobre a selva de Darién, por onde passam migrantes em direção ao Panamá, na viagem a caminho dos Estados Unidos.
O New York Times também informou que os cartéis mexicanos mencionados trabalham estreitamente com o "Clan del Golfo" para transportar clandestinamente migrantes para os Estados Unidos.