EUA e Otan manifestam apoio à Rússia após atentado em aeroporto

EUA e Otan manifestam apoio à Rússia após atentado em aeroporto

Pelo menos 35 pessoas morreram no terminal Domodedovo, em Moscou

AFP

EUA e Otan manifestam seu apoio à Rússia após atentado em aeroporto

publicidade

Os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) manifestaram apoio à Rússia na tarde desta segunda-feira em virtude do atentado suicida que matou pelo menos 35 pessoas no aeroporto de Moscou.  A Otan se declarou "comovida" e o presidente norte-americano, Barack Obama, condenou a ação como "ultrajante".

A Otan garantiu que segue unida a Moscou na luta contra o terrorismo. Em comunicado, o secretário-geral da organização, Anders Fogh Rasmussen, condenou "duramente o ato desumano".  Descrevendo o ataque como um ato de terror, o presidente russo, Dimitry Medvedev, presidiu uma reunião de emergência com autoridades de transporte e segurança e ordenou um regime especial nos principais aeroportos e estações ferroviárias do país.

"Estaremos ao lado da Rússia para encontrar os responsáveis por este ataque", garantiu Obama. "Os Estados Unidos vão providenciar qualquer ajuda necessária aos familiares que perderam entes queridos e na garantia da segurança mundial contra o terrorismo."

A Polícia russa investiga o envolvimento de três suspeitos na organização do atentado. A cabeça do suposto homem-bomba foi encontrada e ele teira entre 25 e 35 anos, de origem árabe. Setente e seis companhias aéreas, russas e estrangeiras, operam voos no aeroporto de Moscou.

Veja o vídeo dos instantes que se seguiram à explosão e dos trabalhos de resgate:





Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895