EUA emitem alerta após 1ª infecção humana do ano por vírus da gripe que atinge porcos

EUA emitem alerta após 1ª infecção humana do ano por vírus da gripe que atinge porcos

Paciente participou de uma feira agrícola; outras pessoas que estiveram no local também desenvolveram sintomas respiratórios

R7

Pesquisadores analisaram 14 fazendas de porcos na Dinamarca

publicidade

Os CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos emitiram um alerta na última semana após o país registrar a primeira infecção humana pelo vírus influenza (gripe) H3N2v, que se espalha normalmente entre suínos.

"Relatórios recentes de um aumento nos surtos de gripe suína em suínos nos EUA sugerem que o risco de exposição [humana] e infecção por esses vírus pode ser maior do que o normal nesta temporada, que pode durar até o outono", diz o comunicado.

O órgão de saúde recomenda ainda cuidados a pessoas que frequentem feiras agrícolas. "Esses locais podem aumentar o risco de propagação de vírus da gripe entre os próprios porcos e entre porcos e pessoas devido a essas interações", salientam os CDC.

Em relação ao caso confirmado, a agência afirma que o paciente infectado foi hospitalizado e está se recuperando.

As autoridades sanitárias afirmam ter relatos de doenças respiratórias em outras pessoas que participaram do mesmo evento agrícola do caso inicial. Amostras coletadas deles estão sendo analisadas.

"As pessoas que correm maior risco de desenvolver complicações graves da gripe devem evitar suínos em feiras. Se não puderem evitar a exposição a porcos, devem usar uma máscara bem ajustada que cubra o nariz e a boca para reduzir o risco de exposição aos vírus da gripe. Eles também devem lavar as mãos com sabão e água corrente antes e depois da exposição a porcos ou a um estábulo de suínos. Se água e sabão não estiverem disponíveis, eles devem usar um desinfetante para as mãos à base de álcool", recomendam o CDC. 

Adicionalmente, para indivíduos sem risco de gravidade, o órgão dá as seguintes orientações:

• Não comer ou beber enquanto estiver em áreas de porcos.

• Evitar o contato com porcos que pareçam estar doentes.

• Lavar as mãos frequentemente com sabão e água corrente antes e depois do contato com suínos.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895