EUA envia reforços ao Oriente Médio devido a ameaças de ataque do Irã

EUA envia reforços ao Oriente Médio devido a ameaças de ataque do Irã

Casa Branca destacou que a ameaça de Teerã de tomar represálias contra Israel é “real”

AFP

Casa Branca destacou que a ameaça do Irã de tomar represálias contra Israel é real

publicidade

Os Estados Unidos irão enviar reforços ao Oriente Médio ante o temor de que o Irã possa lançar um ataque contra Israel em breve, informou um alto funcionário americano nesta sexta-feira (12).

"Estamos mobilizando ativos adicionais na região para reforçar os esforços regionais de dissuasão e aumentar a proteção das forças americanas", disse um funcionário da Defesa sob anonimato, sem dar mais detalhes.

Nesta sexta, a Casa Branca destacou que a ameaça do Irã de tomar represálias contra Israel após um ataque na Síria em que morreram dois generais iranianos permanece "real" e "viável". A declaração foi feita pelo porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, a jornalistas.

O porta-voz não especificou se acredita que o ataque é iminente e se os Estados Unidos ajudariam a derrubar quaisquer mísseis iranianos disparados contra Israel.

"Eu diria apenas que estamos acompanhando isso muito, muito de perto", disse ele.

Acrescentou que Washington garantirá que os israelenses "tenham o que precisam e que sejam capazes de se defender".

O presidente dos EUA, Joe Biden, alertou na quarta-feira que o Irã "ameaça lançar um grande ataque contra Israel".

Ele prometeu apoio "forte" ao seu principal aliado na região, embora seu relacionamento com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, tenha sido tenso recentemente devido à situação dos civis na guerra em Gaza entre Israel e o grupo palestino Hamas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895