EUA enviam ao Japão bombas de água e reposicionam seus navios

EUA enviam ao Japão bombas de água e reposicionam seus navios

Cerca de 38 mil soldados americanos estão no país, e mais 11 mil a bordo de embarcações militares

AFP

EUA enviam ao Japão bombas de água para tentar resfriar os reatores da usina de Fukushima

publicidade

Os Estados Unidos doarão bombas de água de alta pressão às autoridades japonesas para irrigar os reatores da central nuclear de Fukushima, anunciou nesta quarta-feira o exército americano. Os equipamentos, entregues durante a noite de terça-feira na base americana de Yokosuka, na baía de Tóquio, serão enviadas à base americana de Yokota, oeste da capital. Eles serão repassados às autoridades japonesas.

• Leia mais sobre a tragédia no Japão

O Pentágono limitou-se por ora a proporcionar apoio logístico para paliar a situação na usina nuclear de Fukushima. Repassou no início da semana dois caminhões-cisternas às autoridades japonesas para combater um incêndio no reator 4. Os Estados Unidos, que têm posicionado no Japão um contingente de 38.000 soldados e 11.000 a bordo de navios militares, possuem atualmente oito navios no local.

As emanações radioativas da usina de Fukushima levaram os navios americanos a serem reposicionados. Seus helicópteros entregaram até o momento 33 toneladas de alimentos, água, leite, roupa, cobertores e medicamentos às vítimas do terremoto e do tsunami, segundo o exército americano.

Outros três navios americanos, entre eles o navio de assalto anfíbio Essex, um porta-helicópteros, transportam 2.200 marines e seguem rumo ao Japão.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895