Mundo

EUA: governador denuncia 'invasão' de Chicago por militares

Líder democrata, que emerge como um dos principais opositores de Donald Trump, acusou o presidente americano de querer "assumir o controle" das eleições legislativas de novembro de 2026

Governador de Illinois, JB Pritzker, criticou ações do governo Trump neste domingo, 31
Governador de Illinois, JB Pritzker, criticou ações do governo Trump neste domingo, 31 Foto : AFP

O possível envio de tropas para Chicago pelo governo dos Estados Unidos, a princípio para combater a criminalidade, constituiria "uma invasão", criticou neste domingo, 31, o governador de Illinois, JB Pritzker.

O líder democrata, que emerge como um dos principais opositores de Donald Trump, acusou o presidente americano de querer "assumir o controle" das eleições legislativas de novembro de 2026.

Depois de Los Angeles, em junho, e Washington, em meados de agosto, Chicago aparece como novo local de envio de policiais federais e forças militares pelo governo dos Estados Unidos. Nova York, Baltimore e Boston viriam em seguida, todas elas cidades governadas por democratas.

"Ninguém no governo, nem o presidente nem ninguém sob a sua autoridade, telefonou para mim ou para alguém da minha administração ou da cidade de Chicago", afirmou Pritzker, que, assim como os outros 49 governadores estaduais, possui autoridade sobre a Guarda Nacional posicionada em Illinois.

Veja Também

"Está claro que planejam secretamente uma invasão com tropas", alertou o governador, que anunciou que vai recorrer à Justiça caso os militares sejam mobilizados.

Outro democrata, o prefeito de Chicago, Brandon Johnson, assinou um decreto para limitar a autoridade das forças federais caso elas sejam mobilizadas na cidade: "Nós nos vemos obrigados a tomar medidas drásticas para proteger a nossa população da expansão do poder federal."