EUA podem enviar milhares de soldados para a fronteira com o México

EUA podem enviar milhares de soldados para a fronteira com o México

Presidente americano alertou migrantes na segunda-feira que tropas estão "à espera"

AFP

Trump atacou caravana de migrantes que partiu em 13 de outubro de Honduras

publicidade

Os Estados Unidos podem enviar milhares de soldados adicionais para a fronteira com o México, informou nesta segunda-feira um funcionário do governo Donald Trump. O presidente americano alertou nesta segunda os migrantes da América Central que caminham em direção aos Estados Unidos que os militares estão "à espera".

Na semana passada, autoridades americanas disseram que o Pentágono enviaria cerca de 800 soldados em serviço ativo à fronteira sul para prestar assistência, principalmente em forma de apoio logístico. Mas o jornal Wall Street Journal informou nesta segunda a mobilização de 5.000 soldados na fronteira com o México.

Sob condição de anonimato, um funcionário do governo disse que este número está correto, mas advertiu que os preparativos ainda estão em curso. O Departamento de Segurança Interna (DHS), encarregado da segurança da fronteira, deve falar à imprensa às 21h00 GMT (18h00 de Brasília). Trump afirmou várias vezes nas últimas semanas que mais tropas eram necessárias para fortalecer a segurança na fronteira.

Trump voltou a atacar nesta segunda-feira a caravana de migrantes que partiu em 13 de outubro de Honduras, constituída por cerca de 7.000 pessoas, segundo a ONU, rumo aos Estados Unidos.



"Muitos membros de gangues e algumas pessoas muito ruins estão misturadas na caravana que se dirige para a nossa fronteira sul", escreveu Trump no Twitter. "Por favor, retornem, não serão admitidos nos Estados Unidos a menos que passem pelo processo legal. Isso é uma invasão ao novvo país e nossos militares estão esperando!", acrescentou.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895