Mundo

EUA realizam o nono ataque a embarcações que estariam a serviço do narcotráfico

Cinco pessoas morreram morreram na ação no oceano Pacífico

EUA realizam o nono ataque a embarcações que estariam a serviço do narcotráfico
EUA realizam o nono ataque a embarcações que estariam a serviço do narcotráfico Foto : HANDOUT / US Secretary of Defense Pete Hegseth's X Account / AFP

As forças dos Estados Unidos lançaram nesta quarta-feira, 22, o nono ataque contra embarcações supostamente carregadas de drogas. Segundo o secretário de Defesa, Pete Hegseth, a ação ocorreu no oceano Pacífico. Na noite da terça-feira, 21, os militares americanos alvejaram outra embarcação na mesma região, de acordo com Hegseth. As duas ofensivas mataram cinco pessoas.

Até então, os bombardeios a barcos que supostamente estão a servido de cartéis de drogas se concentravam no Mar do Caribe. Desde que a ofensiva começou, no mês passado, 37 pessoas já morreram, segundo o governo americano.

Nas redes sociais, Hegseth comparou a atuação dos cartéis à do grupo terrorista Al-Qaeda, responsável pelos ataques do dia 11 de setembro de 2001. "Assim como a Al-Qaeda declarou guerra ao nosso território, esses cartéis estão declarando guerra à nossa fronteira e ao nosso povo", disse Hegseth. "Não haverá refúgio ou perdão - apenas Justiça."

Veja Também

Ameaças

O presidente americano Donald Trump e seu homólogo colombiano, Gustavo Petro, trocaram ameaças nessa quarta-feira (22). Trump chamou Petro de "meliante" e sugeriu que ele era um narcotraficante, que estava levando seu país à ruína. Petro, por sua vez, disse que se defenderá "legalmente com advogados americanos".

O presidente dos Estados Unidos afirmou que a ajuda militar vital para a Colômbia foi cortada e advertiu Petro, um crítico ferrenho dos ataques, para "ter cuidado". O secretário de Estado, Marco Rubio, chamou o presidente colombiano de "lunático".

O secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, anunciou na quarta-feira dois ataques contra supostas embarcações de narcotraficantes no Pacífico - um no mesmo dia e outro na terça-feira. Ele publicou vídeos nas redes sociais de embarcações em chamas.

"Assim como a Al Qaeda travou uma guerra contra nossa pátria, estes cartéis estão travando uma guerra contra nossa fronteira e nosso povo. Não haverá refúgio nem perdão, apenas justiça", escreveu Hegseth.

O secretário afirmou que os ataques ocorreram em águas internacionais. Até quarta-feira, foram registrados nove ataques dos Estados Unidos, incluindo os dois no Pacífico, que deixaram 37 mortos.

A origem das embarcações atingidas não foi revelada, mas algumas foram destruídas na costa da Venezuela. Pelo menos uma era procedente de Trinidad e Tobago, outra da Colômbia, informaram as famílias dos falecidos à AFP.