EUA receberá milhares de refugiados afegãos

EUA receberá milhares de refugiados afegãos

País irá ampliar os critérios de elegibilidade das admissões em seu programa de refugiados

AFP

publicidade

Os Estados Unidos anunciaram, nesta segunda-feira (2), que receberão outros milhares de refugiados afegãos, devido à crescente preocupação com a segurança daqueles que colaboraram com as forças militares americanas ao longo das duas décadas de guerra neste país, em meio à ofensiva dos talibãs.

O Departamento de Estado disse que vai ampliar os critérios de elegibilidade das admissões em seu programa de refugiados. Até o momento, cerca de 20.000 afegãos se inscreveram em um programa para intérpretes que trabalharam com as forças americanas.

"À luz do aumento dos níveis de violência por parte dos talibãs, o governo americano trabalha para oferecer a alguns afegãos, incluindo aqueles que trabalharam com os Estados Unidos, a oportunidade de se beneficiarem dos programas de admissão de refugiados nos Estados Unidos", informou o Departamento de Estado em um comunicado.

"Esta designação amplia a oportunidade para se instalar de forma permanente nos Estados Unidos para muitos milhares de afegãos e seus familiares imediatos, que podem estar em risco, devido à sua proximidade com os Estados Unidos", acrescentou a nota.

Expansão dos critérios

Segundo o Departamento de Estado, os critérios de seleção serão expandidos para incluir afegãos que trabalharam em ONGS e em veículos de comunicação americanos, assim como em projetos financiados por Washington.

Além disso, os afegãos que trabalharam como intérpretes, ou em outras funções nas forças militares americanas, e não foram selecionados anteriormente agora poderão ser aceitos como refugiados nos Estados Unidos.

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895