EUA suspende tarifas para o México por um mês, diz presidente Claudia Sheinbaum

EUA suspende tarifas para o México por um mês, diz presidente Claudia Sheinbaum

Governo republicano quer aplicar tarifa de 25%

AFP
Presidente mexicana Claudia Sheinbaum

Presidente mexicana Claudia Sheinbaum

publicidade

Os Estados Unidos decidiram suspender por um mês as tarifas de 25% anunciadas para o México, disse a presidente mexicana Claudia Sheinbaum nesta segunda-feira (3) após uma ligação telefônica com o presidente americano, Donald Trump. "uAs tarifas serão suspensas por um mês a partir de agora", escreveu a presidente na rede social.

Tensão

A presidente do México rejeitou nesse domingo, 2, as acusações do governo americano sobre supostos vínculos entre seu governo e o crime organizado, chamando-as de "terrivelmente irresponsáveis"

A líder mexicana contra-atacou citando dados do próprio Departamento de Justiça americano, que em 8 de janeiro reconheceu que 74% das armas utilizadas pelo crime organizado no México vêm ilegalmente da indústria militar dos EUA. Ela também destacou que seu governo apreendeu mais de 40 toneladas de drogas nos últimos quatro meses, incluindo 20 milhões de doses de fentanil.

Em tom conciliatório, Sheinbaum propôs a criação de uma mesa de trabalho bilateral com "as melhores equipes de segurança e saúde pública" de ambos os países. "O México não quer confrontação. Partimos da colaboração entre países vizinhos", disse. "Coordenação sim, subordinação não".

Veja Também


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895