O tráfego aéreo era lentamente retomado nesta quarta-feira em Heathrow e nos demais aeroportos britânicos, mas as autoridades advertiram que o ritmo normal levará tempo para ser restabelecido, após seis dias de paralisação provocada pela nuvem de cinzas expelida por um vulcão islandês.
"Os aeroportos da BAA estão abertos e vão operar um número limitado de voos hoje (quarta-feira). Um retorno à normalidade vai precisar de tempo porque os aviões e tripulações estão fora de posição", advertiu o operador de vários aeroportos britânicos, incluindo Heathrow, o de maior tráfego internacional do mundo.
A companhia British Airways anunciou que pretende fazer decolar todos os voos de longa distância previstos para esta quarta-feira de Heathrow e Gatwick, o outro grande aeroporto londrino, mas que cancelaria vários voos de curta distância até pelo menos 12h (9h de Brasília).
Após o anúncio do fim das restrições por parte do Serviço de Controle do Tráfego Aéreo Britânico (Nats), Heathrow reabriu no fim da noite de terça-feira e menos de uma hora depois pousou em uma das pistas o primeiro voo da companhia British Airways, procedente de Vancouver (Canadá).
Alemanha anuncia reabertura total do espaço aéreo
O espaço aéreo alemão foi totalmente reaberto às 9h (6h de Brasília), após vários dias de caos provocado pela erupção de uma nuvem de cinzas de um vulcão islandês, anunciou a Agência Federal de Segurança Aérea (DFS). Onze dos 16 aeroportos internacionais da Alemanha, entre eles o de Frankfurt (o maior do país e o terceiro da Europa), retomaram as operações no início da manhã.
Europa começa a retomar o trafego áereo
Autoridades afirmam que ritmo normal levará tempo para ser restabelecido