Eventual terceira guerra mundial ocorreria com armamento nuclear, diz ministro russo

Eventual terceira guerra mundial ocorreria com armamento nuclear, diz ministro russo

Sergei Lavrov disse que não considera aceitável que países europeus sediem armas americanas do tipo em seus territórios

Correio do Povo

publicidade

Em meio à intensificação dos ataques russos na segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta quarta-feira que uma terceira guerra mundial, se acontecesse, teria armas nucleares destrutivas, conforme informações da agência de notícias RIA, noticiadas pela CNN Internacional. 

O chanceler russo alertou para um "perigo real", caso a Ucrânia, alvo de ofensiva russa desde a semana passada, adquirisse armamento nuclear. Segundo a RIA, Lavrov considera inaceitável que países da Europa sediem armas nucleares dos Estados Unidos, afirmando que "já é hora das armas americanas voltarem para a casa". 

O Kremlin afirmou que autoridades da Rússia e da Ucrânia estão prontas para uma segunda rodada de negociações com a Ucrânia, mas informou não estar claro se representantes do segundo país irão comparecer. 

Nesta quarta-feira, bombardeios em Kharkiv, deixaram ao menos 24 pessoas mortas. Quase 836 mil refugiados fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa, informou a ONU em um balanço publicado nesta quarta-feira que compila os dados até 1º de março.

No total, 835.928 pessoas atravessaram as fronteiras do país, segundo o Acnur (Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), um aumento na comparação com o balanço de 677 mil anunciado nesta terça-feira pelo diretor da agência da ONU, Filippo Grandi.

*Com informações da AFP


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895