Exército russo reivindica conquista de outra localidade no leste da Ucrânia

Exército russo reivindica conquista de outra localidade no leste da Ucrânia

País começou invasão em fevereiro de 2022

AFP

Ucrânia tenta resistir a ataques

publicidade

O Exército da Rússia, que avança cada vez mais em sua batalha contra as forças ucranianas, reivindicou nesta segunda-feira (29) a conquista da localidade de Semenivka, no leste da Ucrânia. O Ministério da Defesa russo afirmou em um comunicado que "libertou" a localidade, ao noroeste de Avdiivka, uma cidade tomada pelas tropas russas em fevereiro.

O Exército ucraniano, que fracassou em sua grande contraofensiva do ano passado, enfrenta o avanço das tropas russas desde a queda desta cidade simbólica. O exemplo mais recente aconteceu no domingo, quando o Ministério da Defesa russo reivindicou o controle de Novobakhmutivka, localidade que fica 10 km ao norte de Avdiivka, em Donetsk.

O comandante das Forças armadas da Ucrânia, Oleksandr Syrsky, admitiu no domingo que a situação no front "piorou" e que as tropas russas, superiores em soldados e munições, conseguiram "vitórias táticas" em várias regiões.

O diretor da inteligência militar da Ucrânia, Kirilo Budanov, alertou na semana passada que a situação na frente de batalha deve piorar até meados de maio e junho, e que a Ucrânia enfrentaria um "período difícil". A ex-república soviética, onde Moscou iniciou uma operação em fevereiro de 2022, teme uma ofensiva russa ainda mais intensas nos próximos meses. Kiev espera, no entanto, que a aprovação no Congresso dos Estados Unidos de um novo pacote de ajuda militar, de bilhões de dólares, permita que suas tropas estabilizem a situação.

Veja Também


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895