Mundo

Ex-ministro líbio foge para a Europa e diz que "Kadhafi não tem futuro"

Omar Fathi Ben Shatwan escapou do cerco no país após viagem de 20 horas em barco de pesca

O ex-ministro líbio da Energia, Omar Fathi Ben Shatwan, fugiu do cerco da cidade de Misrata num barco de pesca, rumo à Europa. Ele anunciou, nesta quinta-feira, que se uniu à oposição ao regime de Muamar Kadhafi, há 42 anos governando a Líbia.

"Kadhafi não tem nenhum futuro", afirmou Ben Shatwan, ex-ministro da Indústria, que foi titular da Energia de 2004 a 2006, quando a Líbia começou a autorizar a exploração de seus recursos petrolíferos a grandes companhias estrangeiras. Ele acusou Kadhafi e sua família de terem recebido comissões milionárias ilegais da indústria do petróleo e afirmou que existe um tesouro "escondido" no país.

Para Shatwan, outros membros do governo querem abandonar Kadhafi, mas têm "medo". "Nenhum ministro apoia o regime", declarou, depois de prometer que ajudará a oposição "com todos os meios ao alcance". Após uma travessia de 20 horas na embarcação, o ex-ministro chegou secretamente a Malta.

Bookmark and Share