Mundo

Exames de DNA confirmam morte de Bin Laden

Notícia do assassinato levanta suspeitas de que o governo do Paquistão tenha sido omisso

A cerca de 80 km ao norte da capital paquistanesa e no nordeste do país
A cerca de 80 km ao norte da capital paquistanesa e no nordeste do país Foto : Ho DoD / AFP / CP
Os exames de DNA confirmaram que Osama Bin Laden era a pessoa morta em uma operação de forças americanas no Paquistão. A informação é de uma fonte do governo dos Estados Unidos. O líder da Al-Qaeda foi assassinado com um tiro na cabeça durante operação realizada por forças especiais da Marinha dos Estados Unidos.

• Leia mais notícias sobre a morte de Bin Laden
• Relembre a cobertura dos atentados de 11/9

As forças Seal da Marinha – um acrônimo para "sea, air, land" (mar, ar e terra) são tropas de elite preparadas principalmente para missões de combate ao terrorismo e operações de reconhecimento e de guerra não convencionais. Colocadas à disposição do serviço de inteligência americano, as tropas deram início ao ataque com helicópteros contra um complexo fortemente guardado nas proximidades de Islamabad. O local foi identificado como o esconderijo de Bin Laden.


Casa de Bin Laden ficava em Abbottabad, cerca de 80 km ao norte da capital do Paquistão. | Foto: Ho DoD / AFP / CP

O corpo do líder da Al-Qaeda foi sepultado no mar, disseram fontes oficiais, que pediram o anonimato. "O sepultamento no fundo do mar já foi realizado. Queríamos evitar uma situação em que seu túmulo pudesse se converter em um santuário", disse um dos militares. "E não havia tempo para negociações com outros países para organizar um possível enterro", completou. "Os procedimentos tradicionais para o funeral islâmico foram seguidos. O corpo do morto foi lavado e então coberto com um tecido branco. O corpo então foi colocado em um saco com pesos", disse. "Um oficial militar leu trechos religiosos preparados (para a ocasião), que foram traduzidos para o árabe por um falante nativo. Depois que as palavras foram ditas, o corpo foi posicionado sobre uma tábua (...) e lançado ao mar".

Os Estados Unidos não informaram a nenhum país sobre sua intenção de realizar esta operação. "Ele resistiu, como havíamos previsto", afirmou um dos funcionários americanos, sem especificar se a missão consistia em capturar ou matar o líder da Al-Qaeda.

Durante o ataque, morreram Bin Laden, um de seus filhos, dois mensageiros e uma mulher. A mansão onde Bin Laden foi encurralado e morto, situada em Abbottabad, a cerca de 80 km ao norte da capital paquistanesa e no nordeste do país, estava completamente bagunçada e com marcas de sangue, de acordo com imagens da rede de TV ABC divulgadas nesta segunda-feira. O vídeo, o primeiro a ser filmado no local desde o ocorrido, mostrava um enorme buraco na parede exterior do prédio.

Bookmark and Share