Mundo

Exército dos EUA afirma ter repelido ataques com mísseis iranianos no Golfo

Região segue sob instabilidade no aguardo de um possível acordo de paz

Mísseis balísticos foram abatidos
Mísseis balísticos foram abatidos Foto : Jaala Marey / AFP / CP

Forças norte-americanas anunciaram ter repelido ataques iranianos na região do Golfo, onde interceptaram mísseis dirigidos contra o Bahrein e drones que tinham como alvo embarcações civis, indicou nesta terça-feira (2) o comando militar dos Estados Unidos para o Oriente Médio. “O Irã lançou vários mísseis balísticos contra países da região, mas todos falharam em seus objetivos.”

Nenhum militar norte-americano ficou ferido, acrescentou o comunicado. “Dois mísseis iranianos disparados em direção ao Kuwait caíram antes de atingir o território ou se desintegraram em pleno voo, e três mísseis lançados contra o Bahrein foram imediatamente interceptados pelas defesas aéreas dos Estados Unidos e do Bahrein”, detalhou a fonte.

O Exército do Kuwait anunciou nesta quarta-feira (horário local) que sua defesa aérea interceptou ataques “hostis” de mísseis e drones. O país petrolífero do Golfo, aliado dos Estados Unidos, tem sido alvo de ataques iranianos desde o início da ofensiva israelense-americana contra o Irã, em fevereiro. “Qualquer som de explosões é resultado dos sistemas de defesa aérea que interceptam esses ataques hostis”, informou o exército kuwaitiano, sem especificar sua origem.

A agência estatal de notícias KUNA informou que as sirenes de ataque aéreo foram ativadas pela segunda vez durante a noite. O Kuwait disse na segunda-feira que havia derrubado uma série de mísseis e drones, e sua chancelaria afirmou que o Irã é "totalmente responsável por esses ataques atrozes”.