Um general do Exército colombiano e seus dois auxiliares, capturados há duas semanas, foram libertados neste domingo pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), abrindo caminho para o recomeço das negociações de paz bloqueadas pelas autoridades do país. Uma missão humanitária recuperou o oficial superior Ruben Alzate, o cabo Jorge Rodriguez e a conselheira do Exército Gloria Urrego, raptados no dia 16 de novembro na província de Choco, na costa do Pacífico.
“Libertados em perfeitas condições, eles aguardam uma melhoria das condições climáticas para regressarem para junto das suas famílias”, anunciou o presidente colombiano, Juan Manuel Santos. As operações militares tinham sido suspensas na região, depois que as Farc exigiram a retirada de soldados para o sucesso da operação de resgate, patrocinada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
O sequestro do general, o mais alto graduado a cair nas mãos da guerrilha em meio século, levou à interrupção do diálogo entre o governo e a guerrilha, iniciado há cerca de dois anos para acabar com o mais antigo conflito da América Latina. O confronto já deixou mais de 220 mil mortos e 5,3 milhões de refugiados.
Farc libertam general e auxiliares raptados na Colômbia
Governo retomará negociações de paz após liberação dos reféns